
Biografia
Betty Veiga Santos nasceu em 22 de abril de 1921 e faleceu em 14 de abril de 2015, em Belém do Pará. Pintora, paisagista e de retratos, destacou-se na execução de um painel histórico, “Adesão do Pará à Independência” (autoria e execução dividida em parceria com Anita Panzuti) que se encontra no hall do prédio da Assembléia Legislativa do Estado do Pará na Cidade de Belém.
Registrada como Beatriz Araújo Santos, era filha do também pintor, José Veiga Santos e de Prudência Maria Araújo Santos. Do pai, além da arte pictural recebeu como herança o dom do ensino da arte. O pendor desde cedo para a pintura, Betty foi despertado, certamente, desde a tenra idade ao passear e brincar pelo atelier do pai - o percuciente, admirador e sempre inquiridor olhar, nem sempre inconveniente, acompanhava o modo delicado de se portar no espaço social, diante de seus interlocutores.
Após a morte de Veiga Santos a jovem pintora assumiu a direção e o ensino de pintura e desenho do Atelier Veiga Santos desde 1939 até os anos iniciais do século XXI. A Escola de Arte ficava na Rua dos Pariquis, 1541,bairro de Batista Campos.
Betty foi também professora do Curso de Pintura da Escola de Serviço Social (SESC), em Belém, à Rua Manoel Barata, 1759.
Em sua formação constam: o Curso de Desenho com a Professora Scythia Manescal Militão, de novembro de 1962 à abril de 1963; o Curso de Desenho Técnico no escritório de Engenharia Nazaré Gusmão Falcão em 1965, e no do Engenheiro Gustavo Vianna, em 1968. Note-se, também, a orientação artística que teve, em Desenho, com o Professor Bohdan Bujnowiski, no período de agosto de 1972 à abril de 1974.
